O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Muriaé, quinta-feira, 03 de abril de 2025 0800 283 1453
Atendimento: De segunda a sexta das 7:30 às 11:30 e de 13h às 16:30
Notícias por Categoria
Os sete caminhões prensa da frota do Demsur receberão uma pintura especial. Cada caminhão chamará a atenção para a separação de um tipo de material reciclável.
Mudar o olhar das pessoas sobre o lixo, incentivar a coleta seletiva e levar arte para os quatro cantos da cidade. Estes são os objetivos do projeto “Raízes e Arranha-Céus: Uma Arte Itinerante”, de Elisa Oliveira em parceria com a Prefeitura de Muriaé, através do Demsur e Fundarte.
De acordo com o Prefeito, Dr. Marcos Guarino, este é um projeto inédito aqui em Minas Gerais e, com essa beleza proposta, acredito que não tenha nada neste nível já feito no Brasil. “Vamos, juntos, mudar o nosso olhar para a limpeza da nossa cidade. Vamos conscientizar que para termos uma Muriaé sempre limpa é preciso união, cada um fazendo a sua parte”, incentivou o Prefeito.
Os sete caminhões prensa da frota do Demsur receberão uma pintura especial. Cada caminhão chamará a atenção para a separação de um tipo de material reciclável (plástico, papel, vidro e metal) e também alertarão sobre a importância de todos se unirem nessa responsabilidade de manter a cidade limpa. As pinturas serão feitas por etapas. Sendo, um caminhão a cada semana. O primeiro ficou pronto e a população já está vendo o resultado pelas ruas da cidade.
De acordo com o Diretor-Geral do Demsur, Alcemar Junior, “este projeto é muito importante para valorizar o trabalho da limpeza urbana, chamando a atenção da população para esse serviço essencial.”
O artista responsável pela execução do projeto, João Victor Martins, disse que ele está sendo viabilizado pela Política Nacional de Fomento à Cultura Aldir Blanc 2024-2, executada pela Fundarte. “Pensamos no projeto com foco em impactar as pessoas, dentro desse tema tão relevante e importante para a vida de todos nós. A arte tem essa mágica de fazer as pessoas refletirem, incentivar discussões e trazer um novo olhar, uma nova perspectiva do cotidiano e estamos muito felizes em tirar o projeto do papel e fazê-lo tornar realidade”.
O artista já realizou outros trabalhos de destaque na cidade, como a pintura com acessibilidade para deficientes visuais na Rua José Augusto de Abreu. Essa pintura foi a execução do projeto Para Todos Verem, também de Elisa Oliveira. Outro trabalho de Victor foi a pintura do Viaduto próximo ao Centro Administrativo Municipal.